E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

sábado, 3 de março de 2018

A LIBERTAÇÃO DO MEDO - 3


 Terceiro medo: Medo do julgamento de Deus.

         A Bíblia nos diz que: Todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus (Rm 3,23). É verdade. Todos somos pecadores e por isto temos dificuldade em nos render ao amor de Deus. Desconfiamos que Ele não vai nos   amar e perdoar. Medimos Deus pela nossa medida e desconfiamos da misericórdia – se somos incapazes de amar e perdoar, Deus também deve ser.  Às vezes a culpa pelos erros do passado nos atormenta ao longo da vida, não importa quantas vezes já o tenhamos confessado. Carregar a culpa e o medo do julgamento de Deus é como carregar um fardo muito pesado que esgota nossas forças, e nos impede de viver a intimidade com o Senhor e saborear sua presença amorosa.
CENA DO FILME "A MISSÃO"
      Isto me recorda o personagem capitão Rodrigo Mendonza do filme A MISSÃO. Um homem pecador e violento, mercenário, traficante de escravos, que matou o irmão por ciúme, ao se converter colocou suas armas num saco e o levava nas costas. Como andavam por caminhos difíceis no meio da mata o saco batia e se agarrava em tudo tornando a jornada muito mais penosa. Um companheiro de viagem, vendo aquele sofrimento, tirou o fardo dele, mas ele imediatamente o retomou. Assim esse infeliz fazia sua jornada carregando o fardo de seus pecados. Até que um índio, suas maiores vitimas, cortou a corda que prendia o saco, que caiu pela ribanceira e foi parar dentro do rio, fora do alcance do penitente. Ele precisava aceitar que no passado pecou muito. Aceitar que não era um homem puro, o mal morava no mais intimo do seu ser, aceitar o perdão de Deus, se perdoar, e aceitar ser acolhido na comunidade.

      De agora em diante, pois, já não há condenação alguma para aqueles que estão em Cristo Jesus. A lei do espírito da vida em Cristo Jesus te libertou da lei do pecado e da morte  (Rm 8,1-2).

      O remédio que liberta do medo do julgamento de Deus é a entrega amorosa e confiante nas mãos do Senhor. É a confiança total na misericórdia e no perdão de Deus. Se entregar como criança no colo da mãe e deixar-se purificar pelo amor de Deus. No amor o medo do julgamento, a culpa e agressividade desaparecem. No amor a desconfiança que leva à inimizade com Deus desaparece. A alma saciada é curada do desamor. Paro de me castigar pelos meus pecados. Tomo sobre mim a palavra de Jesus: “Vá, e de agora em diante não peques mais” (Jo 8,11b).

Vamos rezar com o Salmo 131(130) pedindo ao Senhor a graça do abandono confiante nas suas mãos amorosas:

Senhor, meu coração não é pretensioso,
meus olhos não são arrogantes.
Não ando à procura de grandezas
nem de maravilhas fora do meu alcance.
Pelo contrário, estou sossegado e tranqüilo;
como criança saciada no colo da mãe,
como criança saciada, minha alma está em mim.
Israel, põe tua esperança no Senhor,
desde agora e para sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário