E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

segunda-feira, 5 de março de 2018

A LIBERTAÇÃO DO MEDO - 5


 Quinto medo: medo de ficar só.

       Há pessoas que ficam paralisadas por esse medo – para algumas é muito doloroso pensar ou falar sobre ele. Realmente a solidão não desejada, aquela para qual a vida nos leva sem procurarmos, se assemelha a uma tempestade de areia no deserto. Não podemos fugir dela e ela nos apavora. A solidão não desejada se assemelha também a um deserto de gelo, uma morte antecipada que rouba nossas forças e nos paralisa. Fazemos a experiência de S. Paulo, preso em Roma: 
Em minha primeira defesa não houve quem me ajudasse. Todos me abandonaram (2Tm 4,16).

Vou me casar um dia? E se meu marido ou esposa morrer ou me abandonar e me deixar só? Quem ficará comigo até o fim?

São perguntas para as quais não temos resposta... O medo de ficar só sufoca a alegria de viver e domina nosso pensamento num círculo vicioso, pois quanto mais tenho medo mais me aproximo da vida solitária que muitas vezes é uma contingência da velhice. Por isto tememos o futuro e a velhice.

       A solidão pode nos levar a depressão, minar nossa auto-estima e nos fazer pensar que não temos valor, que não somos bons o suficiente para que alguém fique conosco.  Podemos pensar em muitas formas de fugir dela... Por exemplo, através todas as formas de drogas; usar de todos os meios ao nosso alcance para prender os filhos junto de nós; viver servindo ao outro sem equilíbrio e sem vida própria; buscar um relacionamento amoroso com qualquer pessoa para fugir através do sexo - muitas vezes colocando a vida em risco por atitudes impulsivas...
       Para sermos libertos do medo da solidão precisamos entrar nela e ficar quietos. Deixar o Senhor vir ao nosso encontro pelo deserto da solidão e encher o vazio do nosso coração. Para entrar nesse deserto precisamos ter a clareza que uma coisa e ser só e outra coisa muito diferente é sentir-se só. Estou falando aqui do medo de ser realmente só. Deixar que Jesus, o Príncipe da paz, venha nos dar a paz na situação de solidão que vivemos. Deixar que o Senhor te abrace e ficar quieto nos braços Dele. Você não está só. A promessa de Deus é: 
Se meu pai e minha mãe me abandonarem, o Senhor me acolherá (Sl 27(26),10).

       Pode ser que o medo de ficar só tenha entrado em nosso coração por uma experiência de abandono na infância. Por exemplo: a morte ou abandono da mãe ou do pai, o afastamento da família por uma doença prolongada ou outras causas... Muitas vezes quem foi criado numa família grande pode querer eternizar a experiência de calor humano vivido na casa paterna.

       Muitos podem ser os motivos para o medo de ficar só... Mas, uma coisa é certa, só Deus pode preencher o nosso coração da profunda necessidade de amor, aceitação, intimidade, compreensão, pois só Ele ficará conosco por toda a vida e mais a eternidade. Jamais nos abandonará. Nós podemos abandoná-Lo, mas Ele permanece fiel. Junto com o amor de Deus o serviço amoroso ao outro também enche o coração de alegria e gratidão nos curando do medo da solidão. Quem se dispõe a servir não ficará só.

Senhor Jesus, venha em nosso socorro e nos liberte do medo da solidão. O Senhor também passou pela solidão, traição e abandono, e precisou do consolo de amigos. Senhor, quebra em mim as cadeias do medo de ficar só. Que o teu amor seja o meu consolo. Que a tua presença e a experiência de ser amada por Ti seja o meu consolo e me cure do desamparo da solidão. Jesus eu confio em Vós. Amem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário