E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

terça-feira, 6 de março de 2018

A LIBERTAÇÃO DO MEDO - 6


 Sexto medo: Medo da morte.

        O medo da morte é forte em nós porque Deus não nos criou para a morte. A morte entrou no mundo pelo pecado. A única certeza que podemos ter nesta vida é que morreremos, mas mesmo assim sempre nos surpreendemos com a morte, nunca a vemos como um acontecimento natural.

        Talvez mais forte que o medo da morte seja o medo de uma morte lenta e penosa. Tememos o sofrimento que acontece antes da morte. Tememos ver o nosso corpo e a nossa mente se deteriorando. Tememos ver que o nosso  conhecimento, atividades, todo potencial do nosso ser, tudo o que sonhamos e programamos, se vai como poeira ao vento. Tememos deixar o nosso corpo, ele é a nossa casa, por ele somos conhecidos, através dele agimos no mundo. Tememos o sofrimento de deixar as pessoas queridas, e de igual modo tememos a morte de pessoas queridas. Mas a Palavra de Deus se levanta sobre o nosso medo e o Senhor nos diz:
“Sede fortes e corajosos! Não vos intimideis nem tenhais medo deles! Pois o Senhor teu Deus vai contigo não te deixará nem te abandonará!” (Dt 31,6).

   
Mas para o Senhor nos libertar do medo da morte precisamos cuidar da vida. A vida é o dom mais precioso que recebemos de Deus e Ele a mantém em nós com seu sopro vital – “Quem ama a vida, ama a Deus” (Leon Tolstoi).  A vida é frágil e preciosa, precisamos cuidar dela com carinho. Quem mais teme a morte é quem não vive bem. Muitas vezes vivemos a vida como um ideal que sonhamos e não como ela é realmente. Quando isto acontece não estamos vivendo a vida, mas um sonho, melhor dizendo uma quimera, uma ilusão. Deus quer que vivamos plenamente a vida que Ele nos deu. Jesus é a Vida e veio nos dar vida nova: 
“Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundancia” (Jo 10,10).

        Jesus veio nos dar a salvação, nos resgatar da morte com sua ressurreição. Com Ele não tememos mais a morte. Como será a nossa morte? Não sabemos. Está nas mãos de Deus. Mas se entregarmos ao Senhor o medo da morte Ele nos libertará, nos consolará. Jesus nos dá a confiança de seja como for a nossa morte Ele está conosco, e junto com sua mãe Maria, nos ajudará a passar desta vida para a vida eterna na qual não há mais choro ou dor.
Ore com este texto do livro do Apocalipse e deixe a Palavra de Deus te libertar de todos os medos:

     Ouvi uma voz forte que saia do trono e dizia: “Esta é a tenda de Deus entre os homens. Ele vai morar com eles. Eles serão o seu povo, e o próprio Deus-com-eles será seu Deus. Enxugará as lagrimas de seus olhos e a morte já não existirá. Não haverá mais luto, nem pranto, nem dor, porque tudo isso já passou”. E aquele que estava sentado no trono disse: “Agora faço novas todas as coisas” (Ap 21,3-5).

     Durante seis dias tenho orado por você que junto comigo refletiu sobre alguns medos que nos dominam. Que o Senhor te dê hoje e sempre uma vida fecunda. Vida que vem do amor Dele e se irradia de nós para os outros.

      Quem nos separará do amor de Cristo? O sofrimento, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, a espada? Mas em tudo isso vencemos por aquele que nos amou (Rm 8,35.37).

Nenhum comentário:

Postar um comentário