E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

quarta-feira, 4 de abril de 2018

ORAÇÃO COMO ENTREGA


Procurai o Senhor e seu poder, buscai sempre a sua face!
(Sl 105(104),4).

         O encontro com Deus na oração consiste sobretudo em buscar a sua face. E se o buscamos é porque Ele nos buscou primeiro. Na vida espiritual o primeiro passo é sempre do Senhor que nos busca e vem ao nosso encontro (cf. Gn 3,9). A atitude que o Senhor espera de nós é prestar atenção ao seu chamado e ir ao seu encontro.

           Orar é buscar a face do Amado e experimentar o desejo Dele de que eu me entregue sem reservas. De tal forma que mesmo as minhas necessidades, as necessidades dos meus queridos, da Igreja e do mundo, na verdade não são pedidos, mas entrega. O apelo do Espírito Santo é que o discípulo de Jesus se  entregue docilmente  nas mão amorosas do Pai, por Cristo, com Cristo, em Cristo. 


      Na vida de oração certamente muito já pedi, mas geralmente a resposta me decepcionou ou experimentei apenas o silêncio de Deus. Na verdade o Senhor não me abandona no silêncio. Quando Ele se cala está me educando para a entrega. Ele quer me fazer experimentar que o maior presente não é não é responder positivamente aos meus pedidos. O maior presente é Ele mesmo. Experimentar a vida divina, ser transformada pelo Espírito Santo, é esse presente que Ele quer me dar. O resto virá a partir da minha entrega e da união com o Amor que se entrega sem reservas (cf. Mt 6,33). De tal forma que posso experimentar em minha pobre humanidade a vida divina. Esta é a maior consolação que posso experimentar na oração e na vida. O relacionamento afetivo com Deus é a fonte da felicidade. O Pai de Jesus Cristo é o consolador:

Bendito seja Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai misericordioso e Deus de toda consolação. Ele nos conforta em todas as aflições, para podermos consolar todos os aflitos com o consolo que nós mesmos recebemos de Deus (2Cor 1,3-4).

       Senhor, que eu nunca pare de procurar a vossa face. Às vezes a correria e preocupações da vida me fazem esquecer a vossa consolação e a entrega que o Senhor me convida a fazer. Quando isto acontecer que o Espírito Santo venha despertar o meu ser para encontrar o Senhor na agitação da vida, em meio aos medos e insegurança, e me coloque outra vez na vossa presença. De tal forma que onde eu estiver seja o Tabor onde o Senhor se transfigura e me transfigura com Ele. Vinde Espírito Santo consolador fazer-me viver diante da face de Deus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário