E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

domingo, 19 de agosto de 2018

O SONHO DE DEUS


 Antes mesmo de te formar no ventre materno, eu te conheci; antes que nascesses, eu te consagrei e te constitui profeta para as nações (Jr 1,5).

     Este texto do livro do profeta Jeremias é muito consolador e nos revela o sentido da vida. Vivemos algo que nos ultrapassa. Somos chamados a viver o sonho de Deus para nós. O Senhor sonhou comigo antes de me formar no ventre materno. No sonho de Deus está presente minha vida, vocação e missão. Se o realizo sou feliz. E Deus vai revelando o seu sonho para nós aos poucos, conforme o podemos compreender. Podemos mesmo dizer: conforme nossa abertura e interesse em conhecê-lo e compreendê-lo.
   Nossa primeira vocação é o chamado à vida, que se desdobra ao longo dos anos enquanto vou assumindo minha vida e doando-a para gerar vida para outros. O segundo chamado é o chamado ao amor. Ele se realiza enquanto vou me deixando amar por Deus e, experimentando que sou amada, abro o meu coração para amar. Para amar preciso morrer para mim mesma. Por causa do pecado não achamos fácil amar. Então, para amar é preciso que o Espírito Santo – o amor do Pai e do Filho – me ensine a amar. O terceiro chamado de Deus para nós é o chamado à santidade. É o chamado a seguir Jesus, me identificar com Ele, amando até o fim, doando a vida por amor.

      Assim, ao longo da vida, vamos descobrindo e compreendendo outros chamados que não são chamados diferentes, mas estão todos contidos no sonho de Deus para nós. O chamado a ser pai ou mãe, a ser consagrado a Deus na vida sacerdotal e religiosa, a se doar numa profissão, a ensinar as verdades da fé, a anunciar Jesus. Todos estes chamados se entrelaçam e se realizam dentro do sonho de Deus para cada um de nós. De tal maneira que podemos identificá-los desde os tempos de criança. Em cada etapa o Espírito Santo vai-nos enchendo de alegria pela realização do sonho de Deus para nós. E se nos deixamos conduzir por Ele podemos viver a experiência de uma vida em plenitude.
 
      Para vivermos em plenitude o Senhor faz conosco como o oleiro: Como a argila na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel (Jr 18, 6). Os olhos do oleiro conseguem ver imperfeições que nós não vemos. Quando isto acontece o vaso é desfeito e refeito para que os defeitos de fabricação e toda impureza da argila seja retirada. Esse processo muitas vezes acontece em momentos de crise ou fracassos, ou quando concluímos uma etapa, ou ainda quando uma porta se fecha e outra se abre. Precisamos ter paciência e coragem para superar nossas imperfeições. Deixar o Senhor nos purificar e entrar pela porta, muitas vezes estreita, que Ele abre para nós.

    Amados por Deus podemos olhar para nossa vida como um dom muito belo e bom. Tendo humildade para reconhecer que não estamos prontos, mas o Senhor vai conduzindo nossa vida tendo em vista a realização do sonho Dele para cada um de nós.

     Eis-me aqui, Senhor. Desejo fazer vossa vontade e realizar em minha vida seu sonho de amor. Quero beber o cálice da vida até o fim. Para isto renuncio aos meus projetos enganosos. Renuncio ao orgulho, egoísmo, a frustração e ao desejo de estar pronta. Renuncio tristeza, ao medo e a tudo mais que me afasta de Ti e das pessoas. Ó Espírito Santo, faz de mim um vaso novo, para a glória de Deus. Assim seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário