“Pois o Senhor conhece o caminho dos justos” (Sl 1,6).
O livro dos Salmos começa nos apresentado dois caminhos por onde podemos seguir: o caminho de quem obedece a lei do Senhor, e o caminho dos ímpios, da pessoa que não tem fé e que rejeita essa lei. Mas o texto começa dizendo que que há uma diferença muito grande entre quem escolhe o seguimento do Senhor e quem vai por outro caminho.
Vejamos: Quem segue o caminho do Senhor é feliz, sua vida é fecunda, é como árvore plantada à beira da água, o que ele faz dá fruto – sempre que eu medito nesse versículo eu me lembro de um pé de jabuticaba na casa de um dos meus irmãos que foi plantado à beira dágua e dá fruto mesmo fora do tempo –, e o olhar amoroso do Senhor está sempre sobre ele.
E o caminho dos ímpios? Para ilustrá-lo imagine que você fez uma plantação, mas não veio a chuva, nada brotou ou se brotou definhou por falta dágua. Ou imagine que você está juntando um monte de folhas secas, e quando já estão todas juntas vem o vento e as espalham. O que você sente quando imagina essas situações? Um sentimento que certamente vem é a frustração!
Jesus conhece sua vida, seu peregrinar, suas lutas, idas e vindas, suas necessidades, suas angústias. Toda a sua realidade está diante dele. Conhece porque viveu como verdadeiro homem, igual a nós em tudo exceto no pecado. Você pode seguir os passos de Jesus porque ele trilhou o caminho da vida humana antes de você: "Embora fosse Filho de Deus, aprendeu a obediência por meio dos sofrimentos" (Hb 5,8).
Se você aceita caminhar com Ele sua vida tem sentido, tem significado, Ele conduzirá o fio de sua existência, segundo a vontade de Deus. Mas para o Senhor conduzir sua vida você precisa buscar a presença dele: “É tua face que eu procuro, Senhor” (Sl 27(26), 8). Na presença de Deus nenhum instante da sua vida será sem sentido, Ele o conduzirá segundo o seu querer, rumo a vida eterna. E no final da sua vida você poderá dizer como Jesus e com Jesus: “Tudo está consumado” (Jo 19,30). De uma coisa você pode ter certeza: nesse caminho você nunca estará só.