E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

sábado, 30 de novembro de 2013

SABEDORIA DO ALTO


 “Mas a sabedoria do alto é antes de tudo pura, depois pacífica, indulgente, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade nem fingimento” (Tg 3,17).

      Para adquirir sabedoria é preciso que minha mente se aquiete. Como no mundo agitado de hoje nossa mente pode aquietar-se? Com um ritmo de vida mais tranquilo. Sei que são muitas as solicitações, a pressa, o redemoinho do mundo nos atrai, e pensamos que precisamos fazer tudo e nos preocuparmos com tudo a nossa volta. Mas preciso parar e perguntar-me: com o que Deus quer que realmente eu me preocupe e me ocupe?
        
         A sua mente se aquietará com um ritmo de vida mais tranquilo. Não precisa ter tanta pressa. Aquiete seus passos e seu coração se aquietará. Olhe o ritmo da natureza, siga a respiração do universo; aceite o convite do salmo: “Tudo que respira louve o Senhor!” (Sl 150,6). Tudo respira, tudo dá glória a Deus. Viva o ritmo das estações do ano. Todas elas são necessárias para o equilíbrio da terra, da natureza. Não reclame de nenhuma estação de sua vida e do ano. Viva cada uma com alegria e suavidade e o Senhor te dará sabedoria.

       Às vezes a inquietação, a ansiedade que rouba nossas forças, vem da rebeldia à vontade do Senhor para nós. Apegamo-nos tanto ao nosso projeto de vida, às coisas do passado e a nossa auto imagem ferida que o coração se torna duro. Cultivamos sentimentos que nos roubam a paz. Muitas vezes não aceitamos os caminhos por onde Deus nos levou, e no profundo do nosso ser fica uma revolta surda contra Deus que nos permitiu viver tal coisa. Reclamamos como o povo de Deus no deserto: o Senhor retirou-me da vida antiga e me trouxe aqui, mas às vezes sinto saudades das coisas do mundo e da vida antiga. 

Alcançamos sabedoria pela oração. O Senhor nos dá a sabedoria do alto na oração. Só Deus é sábio, só Ele pode nos comunicar sua sabedoria e conhecimento. "Ele torna sábio o homem simples” (Sl 19,8b).

Senhor Jesus, purifica o meu coração, desejos e afetos. 
Perdoa-me, Senhor, por olhar para trás, por demorar a responder ao seu chamado. 
Senhor dá-me um coração manso e humilde como o teu. 
Quero repousar nas tuas mãos, deixar que elas me envolvam com teu amor de Pai.
Senhor Jesus, obrigada pelo chamado, pela escolha, por seu olhar de amor sobre mim. 
Jesus una meu coração ao teu como o coração de Maria foi unido ao teu. 
Ponha-me na escola da tua Mãe. 
Dá-me a graça de experimentar a maternidade espiritual de Maria para, como ela, fazer a vossa vontade. 
Dá-me a experiência do discípulo amado: deitar-me em teu colo e receber Maria como mãe. 
Amém.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

DESEJO E LIBERDADE


“Mas creio que o desejo de Te agradar Te agrada, de fato” (Thomas Merton).
    
          O Espírito Santo é que nos faz desejar fazer a vontade de Deus, pois por nós mesmos não alcançamos alinhar nosso desejo com o desejo do Senhor para nós. Fazer a vontade de Deus é algo bem concreto: é estar onde Ele quer, é permitir que ele seja o Senhor dos meus projetos. Quantas vezes fazemos belos projetos que não são a vontade do Senhor para nós. Viver como o Senhor quer é não fugir do seu olhar amoroso, é aceitar o jugo do cajado que ele põe sobre nós: “Eu vos farei passar sob o cajado do pastor e vos farei entrar no vínculo da aliança” (Ez 20,37).

Aqui cabe uma pergunta que nos leva a uma reflexão: O que ainda me falta para viver bem a vontade de Deus?

A resposta me vem por uma imagem: Jesus está comigo dentro de uma casa e a porta está fechada. Ele me diz para deixa-lo abrir a porta e conduzir-me por ela.

      Isto significa que ainda estou fechada dentro do meu mundo, minha casa. Dou-me conta de que não sei como sair deste mundo estreito, fechado; só me resta deixar-me conduzir pelo Senhor, permitir que Ele abra a porta e passar por ela para uma vivência mais profunda da vida em Cristo Jesus.

      Nesta visão mais ampla podemos perceber que na verdade não desejamos apenas agradar a Deus, pois o desejo mais profundo do ser humano é Deus. Então chegamos à conclusão: eu desejo Deus! Só Ele pode saciar a sede mais profunda da minha alma.

      Quando Jesus abre a porta vejo que entro em uma casa muito maior, um espaço amplo. Lembro-me do que fala o profeta Isaias: “Amplia o espaço de tua tenda e estica as lonas da morada, sem olhar despesas!” (Is 54,2). O espaço amplo é o Coração de Jesus. Liberdade é viver em Cristo - pensar, sentir, agir, como Jesus.


Senhor, eis-me aqui.
Eu quero ouvir tua voz. 
Senhor  vinde em meu auxílio, pois muitas vezes tenho dificuldade em mudar os meus planos, em sintonizar o meu desejo com o desejo do Senhor. 
Fico insegura e demoro em mudar o passo na direção do Senhor. 
Ó vinde Espírito Santo. 
Transforme minha mente e meu coração, liberta-me dos apegos aos meus projetos. 
Dá-me o desejo de fazer sobre todas as coisas a vontade do Pai para mim, pois assim eu serei livre e feliz. 
Amém.

domingo, 17 de novembro de 2013

Programa Palavra e Vida - Prática da Leitura Orante da Bíblia



Este segundo programa é de certa forma uma sequencia do primeiro. No primeiro refletimos sobre a Leitura Orante da Bíblia – uma forma de oração com a Palavra de Deus.
 Neste fazemos a pratica da oração.
Resumi, para partilhar com você, em poucos minutos o que geralmente levo muito mais tempo na minha oração diária.

E te convido a fazer a experiência: encontrar o Senhor em sua Palavra. Ele caminha conosco... faça a experiência do encontro.

Boa oração.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

PROGRAMA PALAVRA E VIDA

Olá!
Hoje eu tenho uma novidade para você...
Fui convidada pela Pastoral da Comunicação da minha Paróquia a gravar videos para um programa de evangelização e formação. 
Foi uma surpresa de Deus para mim. Nunca pensei em fazer isto! Mas sinto que é um chamado para evangelizar de uma forma nova, a lançar as redes em águas mais profundas e a responder ao apelo da Igreja.
Que Deus nos abençoe. 

Eis aqui o primeiro programa:

Espero que você goste...
Vamos caminhar juntos. Você pode enviar sugestões de assuntos que você gostaria de ver no programa.