E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

domingo, 17 de julho de 2011

A ALIANÇA COM DEUS

“O Senhor se lembra sempre da aliança...” (Sl 105(104), 8).

       A primeira aliança que Deus fez com o ser humano aconteceu na criação, nos criando à sua imagem e semelhança e dando ao ser humano o cuidado, o governo do mundo criado (Gn 1,26). Fez aliança com a humanidade através de Noé salvo do dilúvio abençoando a terra (Gn 9,9-17).  Fez Aliança com um povo através de Abraão; essa aliança incluia a descendência familiar e a posse da terra (Gn 15,18). Depois renovou a aliança dando a esse povo uma  Lei por meio de Moisés (Ex 24,7-8).

        Mas a Aliança nova e definitiva foi feita em Jesus Cristo por sua Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição: “Este cálice é a nova aliança em meu sangue, derramado por vós” (Lc 22,20). Essa aliança não foi feita com sangue de touros e bodes como no tempo de Abraão ou de Moisés, mas foi feita no sangue do Cordeiro de Deus, derramado por nós na Cruz. “O Senhor se lembra sempre da aliança”. Diante dos olhos do Pai está sempre o sacrifício do Filho, e quando nos colocamos aos pés da cruz o Pai nos vê através do sangue de Jesus. Por isto somos tratados com misericórdia por Deus.

       Em Jesus Cristo, Deus fez aliança pessoal conosco através do batismo, nos dando o Espírito Santo, o Espírito do seu Filho. Somos de fato filhos amados de Deus Pai, em Jesus, pelo Espírito Santo (Rm 8,15-16). A aliança realizada no batismo é alimentada na Eucaristia quando o próprio Deus se dá a nós como alimento e remédio, vem morar em nós, ser conosco, nos cristificar. Como dizia Santo Agostinho: “Deus é mais íntimo a mim do que eu mesmo”.

       Deus é fiel e não quebra a aliança, mas nós muitas vezes somos infiéis e nos esquecemos que saimos de Deus e para Deus voltaremos. Quebramos a aliança ou nem temos consciência da existência dela. Diante da aliança de amor que Deus fez conosco fica a pergunta: Eu tenho sido fiel a aliança que fiz com Deus pelo meu batismo?

Na nossa fraqueza peçamos o auxílio do Espírito Santo:

       Vinde Espírito de amor, vinde sobre nós. Enchei os nossos corações com o amor de Deus. Perdoa os nossos pecados, perdoa-nos por termos quebrado a aliança, por não termos feito caso dela.  Dá-nos um coração dócil, temente a Deus, que O ame sobre todas as coisas. Dá-nos a graça de sermos fiéis ao nosso batismo. Vinde Espírito Santo, convertei-nos! Reconhecemos nossa fraqueza e precisamos da sua graça. Sem ela não conseguiremos ser fiéis a Deus. Vinde, Espírito Santo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário