E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

domingo, 24 de julho de 2011

O JOIO E O TRIGO


       “O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente em seu campo. Mas, enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou uma erva daninha, chamada joio, entre o trigo e foi embora. Quando o trigo germinou e fez a espiga, apareceu também o joio. Então os escravos do propietário foram dizer-lhe: ‘Senhor, não semeaste semente boa em teu campo?Donde vem, pois, o joio?’ Ele respondeu: ‘Foi um inimigo que fez isso’. Os escravos lhe perguntaram: ‘Queres que vamos arrancá-lo?’ Ele respondeu: ‘Não, para que não aconteça que, ao arrancar o joio, arranqueis também o trigo. Deixai crescer até à colheita. No tempo da colheita direi aos que cortam o trigo: ‘colhei primeiro o joio e atai-o em feixes para queimar; depois recolhei o trigo no meu celeiro’”. (Mt 13,24-30)

       O Reino de Deus está presente e acontece em meio à contradição deste mundo. Muitas vezes pensamos que as coisas de Deus são separadas do mundo, mas Ele não quiz assim. Jesus “armou sua tenda no meio de nós” e viveu plenamento o que significa ser humano: “...passou pelas mesmas provações que nós, com exceção do pecado”  (Hb 4,15).

       A Palavra de Deus é o trigo semeado. Onde ele é semeado? Primeiramente no coração humano. Jesus nos fala da contradição do joio semeado junto do trigo para que tomemos consciência de que sempre haverá o joio. As vezes pensamos que o nosso amor a Deus e aos irmãos e as nossas ações devem ser puras, isto é, sem nenhum joio, e que em nós haja apenas trigo. Mas é impossível para nós, homens e mulheres, cuja natureza é pecadora, ter um amor ou ação totalmente puros. Deixar crescer junto o joio quer dizer acolher nosso ser inacabado e incoerente, e, a partir do reconhecimento humilde de nossa realidade, deixar que o Espírito Santo vá nos purificando, ou seja, arrancando o joio.

     Além do joio semeado em nosso coração há o joio semeado no mundo, na sociedade em que vivemos e que nos afeta. É algo que vem de fora, mas se não vigiarmos na oração pessoal, na participação na comunidade, na escuta e vivência da Palavra de Deus, entrará em nós e sufocará o trigo semeado pelo Espírito Santo. E Jesus nos alerta que o joio foi semeado pelo inimigo. Fiquemos atentos. O inimigo é inimigo. Quer a nossa destruição, nos odeia, deseja arrancar o que foi plantado por Deus. As vezes se disfarça em bem querendo se parecer com o trigo, mas, não se engane, ele quer a nossa perdição.

      Como me conduzir se trigo e joio crescem juntos? A solução está em nos aproximarmos cada vez mais de Deus com um coração sincero, sem disfarces. Entregar-me ao Senhor e deixar que Ele mesmo arranque o joio semeado pelo maligno. E o melhor modo de se aproximar de Deus é cultivar um relacionamento íntimo com Ele na oração pessoal, onde abro o meu coração para Jesus entrar (Ap 3,20), na a leitura orante da Bíblia ouço a direção de Deus para mim, e sou curada no amor misericordioso do Pai, e celebrando a ação de graças, a Eucaristia.

       Senhor, eu te apresento o campo do meu coração onde o Senhor mesmo semeou a boa semente de trigo que germinou abundantemente. Mas veio o inimigo e semeou a erva daninha que cresceu e ameaça sufocar o trigo. Jesus, vem cuidar deste campo que é teu. Vem, divino semeador, arrancar o joio e adubar o trigo. Dá-me um coração dócil que permita ao Senhor arrancar o joio. Tira a venda dos meus olhos que me impede de ver como o joio tem crescido em minha vida. Não permitais, meu Deus, que eu me afaste de vós. Dá-me gosto pela oração e amor pela tua Palavra. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário