E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

domingo, 4 de maio de 2014

CHAGAS DE CRISTO, NOSSAS CHAGAS

    “Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos se alegraram ao ver o Senhor” (Jo 20,20).
   
Imagem da internet
 Quando Cristo ressuscitado apareceu aos discípulos mostrou as suas chagas, os sinais de sua crucifixão, para provar que era Ele mesmo. Jesus ressuscitado tinha uma aparência diferente, tanto que os discípulos custavam a reconhecê-lo, mas trazia em seu corpo glorioso o sinal das suas chagas. O Senhor ressuscitado é o crucificado!

    Também nós carregamos nossa cruz. A cruz dos sofrimentos, desamor, perdas, traumas, doenças, pecados, vícios... Às vezes ela se torna pesada, difícil de levar... em outros tempos ela se torna mais leve. Todos nós carregamos a cruz, mas o ser humano não foi criado para o sofrimento, por isto não aguentamos viver só na angústia, tristeza ou desespero. Então, mesmo no tempo em que a cruz se torna muito pesada a luz insiste em brilhar em nós; mesmo em meio aos sofrimentos temos alguma alegria, pois, se assim não fosse não aguentaríamos.

     Tudo o que nos aconteceu ou acontece nos marca, fica gravado em nós - marca nosso corpo e nossa alma. Se somos feridos no corpo quando a ferida é curada fica a cicatriz; assim também acontece com as feridas da alma: o Senhor nos cura, mas fica a cicatriz. Carregamos durante toda a vida os sinais das nossas chagas. E no dia eterno, quando ressuscitarmos definitivamente traremos em nós as marcas das nossas chagas, e poderemos dizer como o Senhor: “Vede minhas mãos e pés; sou eu mesmo!” (Lc 24,39).

     Mas, se trazemos em nós as marcas da cruz trazemos também as marcas do amor de Deus. E o amor é mais forte que qualquer sofrimento. Só o amor cura nossas feridas. O amor de Deus e o amor das pessoas. Por isto somos chamados a participar da missão curadora de Jesus. Jesus nos cura e nos envia para  sermos ministros de cura para os irmãos. Por amor.

    O Senhor nos convida a tomar nossa cruz e segui-lo decididamente. Ele ressuscitou, é o vencedor da morte, do pecado e do maligno. Se cremos em Jesus também nós ressuscitaremos com Ele para a glória de Deus Pai.

Ó Cristo ressuscitado, rei da glória! Cura as nossas feridas. Faz-nos renascer pelo Espírito Santo. Renova em nós todas as graças do batismo. Dá-nos a alegria da filiação divina, da força e consolação do Espírito Santo, da pertença à Igreja... Renova em nós a fé, a esperança e o amor. Amém.

“Vós me ensinais vosso caminho para a vida; 
junto de vós felicidade sem limites, 
delícia eterna e alegria ao vosso lado!” 
Sl 16(15),11

Nenhum comentário:

Postar um comentário