E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

domingo, 30 de janeiro de 2011

CACOS DA VIDA

      Há um tempo atrás, num momento de oração, me veio a imagem de uma parede onde havia um grande mural feito com os cacos de coisas que se quebraram em minha vida. Tudo o que me aconteceu e que me causou mágoa, ressentimento, raiva, angústia, decepção... eu fui juntando e colocando neste mural. Ele representava o memorial de minhas dores, fracassos e perdas. Acontecimentos que eu não deixava para trás porque estavam sempre diante dos meus olhos no mural.  E o Senhor me dizia que eu precisava quebrar o mural, precisava destruí-lo, limpar a parede, limpar minha alma. Este momento de oração foi de muita graça, e eu senti que precisava fazer algo para concretizar a libertação.

      Para fazer isto fui procurar um padre para me confessar, contar a ele sobre este mural, falar das mágoas, ressentimentos, decepções que eu trazia em minha alma. Perdoando os meus pecados em nome de Jesus, o padre me disse que o Senhor não jogava fora nada do que eu vivi - no meu pensamento para limpar a parede eu queria jogar tudo fora o mais rápidamente possível!. Mas o padre me disse que Jesus juntava todos esses cacos e fazia com eles um belo vaso, e enchia de água esse vaso para que as pessoas pudessem vir beber a água dele. Tudo o que me aconteceu de mal, tudo o que me fez sofrer foi transformado pelo Divino Oleiro em sofrimento que cura. Cura a mim mesma no amor do Senhor, cura aos outros através da misericórdia do Senhor em mim.
        Talvez você também tenha um mural desse em sua alma, que não te permite deixar para trás o que passou, que te faz acordar angustiado durante a noite, que, sem você saber por que, te faz levantar triste, desanimado, mal humorado e até te faz adoecer. Talvez seu mural seja grande ou talvez seja pequeno ainda, não importa, tire-o da parede. Essa ação compete a você! Certamente Jesus, com amor e misericórdia, vai juntar os cacos e fazer com eles um vaso, grande ou pequeno, depende da quantidade de cacos que você tem. Deixe o Senhor transformar o seu sofrimento em cura para você e para os que estão à sua volta.
Senhor, eu me coloco em sua presença com toda confiança. Que a tua luz curadora, ó Cristo ressuscitado, passe agora em meu corpo, acalme os meus nervos, inunde o meu cérebro, devolva o ritmo correto ao meu coração. Senhor, que a sua luz brilhe especialmente naqueles orgãos do meu corpo que são mais fracos e que adoeçem com frequência. Que a raiz de qualquer doença escondida em mim seja curada pelo seu amor. Jesus, ao respirar eu quero inspirar a vida, o amor, a bondade, a beleza, a alegria, que o Senhor quer me dar, e expirar as dores do passado, as mágoas, ressentimentos, raivas, falta de perdão, enfim, tudo que me afasta de Vós e dos irmãos. Vem, Espírito Santo, encha o meu coração de amor, me curando de todo desamor experimentado durante a minha vida. Amém

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

VOCÊ É UM DOM DE DEUS

      Você é um dom de Deus, mas esse dom só se manifestará plenamente se você se permitir ser quem você é. A sabedoria consite em ser quem você é. Enquanto você viver desempenhando um papel para agradar aos outros Deus não poderá agir plenamente em você e através de você. Só quando  assumimos a singularidade com que fomos criados é que estaremos plenamente livres nas mãos do Senhor, prontos para fazer a vontade dele. Para isso precisamos ter a coragem de romper com os conceitos e preconceitos que nos governam.
      Deus é amor! (Jo 7,8). Ele te ama como você é e do jeito que você está. Mas ele deseja mais para você. Por isso permita que ele te conduza para uma vida mais plena. Ele te criou único. Deus não se repete em nenhum dos seus filhos. Ele te fez e quebrou a forma. Ele não trabalha de forma semelhante a uma linha de produção em que as coisas são feitas em série. Você é fora de série!
“Mas agora assim fala o Senhor que te criou, ó Jacó, e te formou, ó Israel: Não tenhas medo, pois eu te resgatei, chamei-te pelo nome, tu és meu!”  (Is 43 ,1)
      Essa palavra é para você! Talvez as más experiências da vida, os traumas, as derrotas e sofrimentos que você já experimentou ou está experimentando tenha te levado a se ver como uma pessoa sem valor. Talvez você lute todos os dias com a insegurança e baixa auto-estima. Seja qual for o sofrimento, a derrota, a luta que você esteja enfrentando na sua vida saiba que você é precioso/a. Deus troca reinos por ti. Ele te aprecia e te ama.
Vamos orar?
Senhor Jesus, vem morar em meu coração, e do sacrário da minha alma faça jorrar um rio de água viva. O meu coração é um lugar pobre e pequeno, mas o Senhor escolheu nascer num lugar pobre e pequeno, numa gruta em Belém. Desejo, Senhor, que o meu coração seja essa gruta. O Senhor desceu do céu para estar conosco; o Senhor gosta de habitar na pequenez do meu coração. Que o meu coração seja a morada da Santíssima Trindade, o lugar onde o Senhor escolheu colocar a planta dos pés. Dá-me a graça, Senhor, de experimentar profundamente o amor do Pai. Dá-me a graça de me ver com os seus olhos, sentir que sou aceito e amado. Com o Senhor eu tudo posso. Vem Senhor Jesus! Amém.



“Filho do homem, este é o lugar do meu trono, é o lugar em que ponho a planta dos pés. É o lugar onde habitarei no meio dos israelitas para sempre”  Ez 43,7).

domingo, 23 de janeiro de 2011

O AMOR DO PAI

      O amor do Pai é a fonte da vida e da salvação. Tudo é do Pai e tudo volta para o Pai num movimento único. Jesus, o Filho Unigênito, veio buscar os irmãos perdidos. Ele é a porta, o caminho, a verdade, a vida; por ele vamos ao Pai. Se não o reconheço como meu Salvador e Senhor não retorno ao Pai, vivo sem experimentar a filiação divina.
      Só quando me reconheço pecador é possível começar a minha conversão, endireitar os meus passos, voltar ao projeto do Pai para minha vida: ser imagem e semelhança de Deus (Gn 1,26).
      No amor do Pai você pode experimentar que o Ele te criou único, irrepetível. Assim, nunca houve nem haverá alguém igual a você. Ele colocou em você a semente da simplicidade, da singularidade, da responsabilidade pelos seus atos; te deu um coração de criança, quer dizer, um coração que confia nele.
      A ruptura com o projeto do Pai te leva a buscar o poder, querer agradar aos outros, não aceitar o que Ele quer realizar em você e através de você. As vezes a conversão que o Senhor deseja é aceitarmos nossa realidade, viver feliz com o que ele nos permitiu viver.
     O primeiro passo para esta conversão é me unir mais profundamente a Jesus. Ser dele e me deixar conduzir cada vez mais pelo Espírito Santo. Tendo experimentado a salvação me uno a outros que vão pelo mesmo caminho. Eu participo do projeto de salvação. Faço minha a missão de Jesus: buscar os irmãos.
Oremos juntos:
Senhor Jesus, cura em mim as feridas da não aceitação. Cura as frustrações profundas que causo em mim mesmo quando não aceito o que sou e a que o Senhor me chamou. Liberta-me, Senhor, de todas as amarras. Ilusão, tudo é ilusão fora da tua vontade, meu Deus!
Vem Espírito Santo, Senhor que dá a vida! Dá-me a graça de acolher profundamente a Deus como meu Pai, e a Jesus como meu Senhor. Amém.

domingo, 16 de janeiro de 2011

PEREGRINANDO



“Nesse mesmo dia, dois dos discípulos estavam a caminho de um povoado, chamado Emaús, distante uns doze quilômetros de Jerusalém. ...”
(Lc 24,13-35).
       Esses dois discípulos estavam numa crise de fé e como acontece com muitos se afastaram da comunidade. Certamente teriam se perdido se o Senhor não se pusesse a caminhar com eles. Nós também muitas vezes somos tentados a agir da mesma forma e geralmente não percebemos com clareza a razão da nosso desânimo. As vezes queremos ficar parados e resistimos as mudanças próprias da vida. A vida é algo dinâmico, quem está vivo está em movimento. Não o movimento da correria, da agitação do mundo moderno, mas um movimento mais profundo que implica uma busca, um encontro, um desenvolvimento, uma descoberta, enfim, um crescimento.
      Uma palavra mais própria para descrever nossa vida é peregrinação. Peregrinação supõe algo mais do que simplesmente caminhar. Nos faz pensar numa busca, mas uma busca voltada para o sagrado, para Deus. Quem é peregrino faz a jornada da vida como peregrino, reconhecendo humildemente sua pequenez, seus limites, suas carências, seus pecados, desejos de poder e reconhecimento. Mas direciona sua busca para o alto em primeiro lugar: põe os olhos no céu buscando Aquele que têm a resposta para suas perguntas, suas dúvidas e questionamentos. E mesmo que Ele não responda todas as suas perguntas, mesmo que Ele só faça aumentar a sua sede, o peregrino não desiste da caminhada porque foi seduzido (Jr 20,7), e porque percebe que não caminha só. Alguém caminha ao seu lado. Alguém que um dia desceu do céu e entrou na história humana, deu sentido novo a nossa vida e a nossa busca (Fl 2, 6-11).
      Ao percebermos que não caminhamos sós, o coração se enche de paz mesmo nas inquietudes e desencontros da vida porque quem caminha conosco é fiel e nos levará, como num círculo da amor ao ponto em que tudo começou: viemos de Deus e para Deus voltamos. Nossa vida (jornada, peregrinação) é a busca pelo caminho de retorno, e nosso desafio é permanecer nele. O Caminhante que  vai conosco sempre nos anima a não parar, a não desanimar e também, como fez com os discípulos de Emaús, a voltar. Olhando à nossa volta percebemos que outros irmãos e irmãs fazem a mesma peregrinação e nos ajudam com sua amizade e seu testemunho de fé.
Oremos juntos:
Pai, Senhor da vida, em nome de Jesus, eu renuncio ao desânimo, ao cansaço do passo mantido, ao fechamento e a força de morte que age dentro de mim e quer me fazer parar. Jesus, eu confio em vós. Não me deixe abater pelas forças negativas que age dentro e fora de mim. Dá-me a graça de ter um coração sempre aberto para o Senhor e para os irmãos. Renova a minha fé. Aumenta a minha fé. Dá-me o teu amor que nunca se cansa. Vinde, Espírito Santo, renovar a minha vida; dá-me tua força, sabedoria e discernimento para bem viver a minha vida. Amém.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

UM LUGAR DE REPOUSO

“Assim eu jurei em minha cólera: não entrarão no meu repouso” 
 (Sl 95(94),11).
      O povo da Antiga Aliança quando caminhava pelo deserto conduzido por Moisés, perdeu a confiança em Deus, endureceu o coração e se afastou da presença de Deus.  Nós, o povo da Nova Aliança, conduzidos por Cristo, também corremos o mesmo risco.
     No mundo agitado em que vivemos a ansiedade é um mal comum e nos leva ao stress, a angústia, a insatisfação; não nos permite viver o momento presente, estar onde estamos. Nesta situação e fácil nos enganarmos, nos cansarmos e desistir do seguimento de Jesus. E, como não estamos no momento presente não conseguimos ter uma real experiência de Deus, pois ele é o “ Eu sou” (Ex 3,14), o Deus presente.
      O salmista nos exorta a não endurecermos o coração por causa das dificuldades da vida, a não perdermos a confianca em Deus pois se isto acontecer não entraremos no lugar de repouso.
     A boa notícia e que há um lugar de repouso! Para entrar nesse lugar não precisamos sair do cotidiano da vida, não é necessário nada além de um coração que confia. O lugar de repouso é o Coração de Jesus ressuscitado, fonte da paz. Ele é a nossa paz! Paz dom do Ressuscitado (Jo 20,21). Paz que vem da confianca absoluta em Deus. O Cristo ressuscitado é o nosso lugar de repouso onde podemos reclinar a cabeça e o coração. Nele recebemos a força e o consolo de Deus nas batalhas e sofrimentos da vida. O lugar de repouso é o céu, mas começa aqui na terra quando confiamos a vida a Cristo Jesus.
Oremos com confiança:
Senhor nossa paz, eu hoje te entrego amorosamente a minha vida, minha família, meus amigos e meus inimigos. Te entrego o meu trabalho e tudo o que eu necessito para viver. Confio que o Senhor é a fonte da providência em minha vida. Eu quero caminhar neste mundo com os olhos no céu, contemplado sua glória, a sua misericórdia. Amém.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

SEGUIR JESUS

“Pois meus pensamentos não são os vossos pensamentos, e os vossos caminhos não são os meus caminhos – oráculo do Senhor. Quanto o céu é mais alto que a terra, tanto os meus caminhos estão acima dos vossos caminhos e meus pensamentos acima de vossos pensamentos. (Is 55, 8-9).
      No seguimento de Jesus, buscando a vida no Espírito, você se dá conta que precisa se render ao Deus vivo que pensa diferente, age diferente e muitas vezes luta com você para te libertar da escravidão do pecado, dos apegos, dos ídolos, e que nunca vai te deixar acomodado. Na vida no Espírito, as vezes você pode ficar admirado do amor incondicional e fiel de Deus por você, contrastando com sua fraqueza, pequenez e infidelidade; ficar admirado por Ele ter te escolhido.O Senhor te amou e te chamou por graça e quando Ele te levar por caminhos que você nunca pensou trilhar, você pode achar o projeto dele superior às suas forças ou de repente você pode perceber que o caminho por onde Ele te leva se tornou solitário demais, de repente parece que você perdeu o gosto, o entusiasmo e a alegria pelas coisas de Deus. Pode acontecer de você se rebelar e reclamar como Jeremias (cf.Jr 20,17-18). O que Ele quer que você aprenda é que tudo passa, só Deus permanece. E ao longo do caminho Ele vai te ensinando isso. Ele é um Deus apaixonado que quer que o seu coração seja totalmente dele. E vai tirar tudo o que estiver ocupando o espaço dele em seu coração, até mesmo a missão que Ele um dia te deu. Ele quer te fazer passar sob o seu cajado para que você entre na aliança (cf. Ez 20,37).
O Senhor te convida a olhar para o alto.
                                       
    Mas ao ordenar a sua vida vida o Senhor te dará o sustento, o amor que você anseia. Ele te recolherá de muitos lugares por onde você tem se dispersado e te levará para casa. Talvez a muito tempo você não se sinta em casa pois está apartado do seu coração. Você pode experimentar a alegria e o descanso de estar em casa, num lugar em que você pode viver sem inquietação, sem desejo de ir embora. Deixe o Senhor te conduzir ao lugar mais profundo do seu ser, onde você pode ouvir dele: “És meu filho amado, filha amada, eu te aprecio e te amo!”
Jesus, sabedoria de Deus, do seu coração aberto pela lança jorra o amor e a misericórdia do Pai. Põe-me, Senhor, no teu coração, esconda-me na fenda da rocha. Espírito Santo, vem gerar Jesus em mim. Que Ele se entranhe em meu corpo, minha alma, meu coração, minhas ações, meus pensamentos, meus sentimentos; que Ele seja minha vida e que eu viva para Ele.  Amém.