E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

segunda-feira, 12 de junho de 2017

CRIADOS, REMIDOS, REGENERADOS

     
     Todos nós, em alguma fase da vida, já nos perguntamos pelo sentido da vida. Para que viemos a este mundo? Qual é o meu destino? Quais as forças desagregadoras do meu ser? O que me torna inteira? E por aí vai...
A vida é um mistério, por mais que queiramos não a dominamos. A vida passa por nós e vai além de nós... Hoje é grande o número de pessoas perdidas e sem rumo, vivendo na superficialidade de uma vida sem sentido. Mas aquele que tem fé busca resposta a estes questionamentos em Deus, autor da vida. E em Deus podemos ver o sentido da vida numa ordem amorosa onde tudo mais é acréscimo. Podemos encontrar esta ordem em três palavras: criados, remidos, regenerados.

      Criar é chamar os seres à vida a partir do nada. Tudo o que o ser humano cria tem um começo anterior, ou seja, cria a partir de alguma coisa existente. Só Deus cria a partir do nada, Ele chama à vida coisas inexistentes – para esta criação o ser humano por mais que pesquise não encontra explicação definitiva. E a ação criadora de Deus é contínua, isto é, mantém a vida criada. A Bíblia afirma que Deus é o criador de tudo. Esta é a nossa fé. Deus é amor e todas as coisas foram criadas por amor. Deus não nos criou para o sofrimento, mas para participarmos da felicidade e amor que existe Nele. Deus criou você por amor. Esta certeza nos cura da rejeição e das feridas do abandono. Seja qual for a situação em que a sua vida começou, você não nasceu por acaso. Deus te desejou e te chamou à vida numa ação criadora através dos seus pais.  Deixe o amor do Pai curar você da rejeição e desamor presente em sua história.

      E a ação criadora de Deus continua na sua vida pela redenção em Jesus Cristo. O demônio, o pecado e a morte dominavam o ser humano. Dominar quer dizer, nos mantinham cativos, presos – não podíamos nos libertar por nossas próprias forças porque a prisão era muito forte. Por sua encarnação, paixão, morte e ressurreição, Jesus Cristo veio resgatar os cativos pelo pecado. Ele é o Redentor. Nenhum cativo pode ser feliz e ter uma vida plena. Libertos do mal podemos viver para Deus – o pecado não reina mais sobre nós: Assim, também vós, considerai-vos mortos para o pecado, porém vivos para Deus em Cristo Jesus. O pecado já não reine em vosso corpo mortal, fazendo-vos obedecer aos seus desejos. (Rm 6,11-12).

       A ação de Deus em nossa vida se completa pela regeneração, a renovação espiritual, pelo dom do Espírito Santo. O Espírito nos anima e vivifica no amor da Santíssima Trindade: Ele nos salvou, não por causa das obras de justiça que tivéssemos praticado, mas por sua misericórdia, mediante o batismo de regeneração e renovação do Espírito Santo (Tt 3,5).
      Pelo batismo recebemos uma vida nova em Cristo, nascemos de novo. Esta vida nova consiste em deixar que Deus troque nosso coração de pedra por um coração de carne: Eu vos darei um coração novo e porei em vós um espírito novo. Removerei de vosso corpo o coração de pedra e vos darei um coração de carne (Ez 36,26).
     Um coração de pedra é um coração indiferente a Deus e aos outros. O coração de carne é um coração aberto para Deus, um coração que ama, um coração semelhante ao de Jesus. A regeneração é uma obra divina mas espera nossa resposta. A conversão é a resposta humana ao amor de Deus, permitindo que Ele vá completando em nós sua ação salvadora.

       Amados, Deus espera que deixemos os apegos, egoísmo, orgulho, mentiras, ilusões... e nos voltemos para Ele. Que nos deixemos amar e curar pelo Amor. Que abramos o coração para a consolação do Espírito Santo e vivamos na paz e alegria do Senhor Jesus. Uma vida cheia de sentido.

       Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho único, para que todo aquele que nele crer não morra mas tenha a vida eterna. Porque Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele (Jo 3,16-17).



Nenhum comentário:

Postar um comentário