E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

domingo, 9 de outubro de 2011

“VIJIAI E ORAI”


“Vigiai e orai para não cairdes em tentação. O espírito está pronto mas a carne é fraca” (Mc 14,38).

       O cristão muitas vezes se sente num deserto neste mundo. E mais forte que a solidão é a luta, a batalha que travamos contra as forças do mal espalhadas pelos ares. Sussurrando no vento das seduções do mundo, chamando no nada, no vazio, procurando a quem devorar. Precisamos estar atentos. Jesus disse “vigiai e orai”, porque esta batalha espiritual é difícil, desgastante e cansativa. Só na oração, com o auxílio do Espírito Santo, podemos desmascarar o acusador, que vem disfarçado de diversas formas. As vezes toma até um ar de zelo e piedade pelas coisas de Deus.

       Mas para orar preciso sair do redemoinho da pressa e dos apelos do mundo, fazer calar as vozes exteriores e interiores que determinam o que tenho que fazer sem prestar atenção a Deus. Parar para ouvir a Deus, sentar-se aos pés do Mestre, é um dos maiores desafios para o homem moderno. Parar e ficar um tempo sem fazer nada ou só fazer o que vai alimentar a minha alma de alguma forma. Parar e achar tempo para estar comigo mesma e com Deus; tempo para respirar calmamente e deixar que os mortos enterrem seus mortos. Parar para achar o alimento, o sustento, em Deus Amor que me diz quem sou, beber da fonte da vida. Fazer a experiência de ficar comigo mesma como uma amiga muito íntima.

     As vezes nos damos conta que estamos vivendo no “piloto automático”, sendo comandados pelas vozes exteriores: tenho que fazer... tenho que ir... tenho que dar conta... tenho que superar... tenho que aceitar... Tudo isto sem prestar atenção em nós mesmos e em Deus. Quando vivemos assim buscamos o valor próprio, buscamos matar a sede de amor em coisas e pessoas, não em Deus que habita no mais profundo do nosso ser. Sempre procurando alguém que nos ame, nos aprove, nos valorize. Alguém que me diga quem sou; fico escrava do desejo de agradar, e, muitas vezes, me culpando por não ser boa o bastante para ser amada.

Passos para vigiar e orar: Oração pessoal com leitura orante da bíblia; participação nos sacramentos, especialmente na Eucaristia; participação na comunidade de fé. Juntos desmacaramos o acusador.

      Ó meu Deus! Rico em amor e misericórdia, que nos  “amou e escolheu em Cristo para sermos santos e irrepreensíveis diante dele no amor” (Ef 1,4). O Senhor me busca nos lugares por onde me dispersei e me conduz ao profundo do meu ser, onde o Senhor habita. Obrigada, meu Deus, por teceres ao meu redor uma rede de cuidados, e me conduzir através dos acontecimentos da vida ao seu amor misericordioso. Eu quero, Senhor, obedecer à tua voz, ouvir e seguir a condução do teu Espírito. Ó Espírito Amigo, dá-me a graça de parar e me alimentar da fonte da vida que é o Senhor que habita em meu coração. Dá-me, Senhor, pureza no coração, santidade no olhar, bondade nas ações. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário