E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

SOLIDÃO... SOLITUDE...



 Refletindo em grupo o livro de Thomas Merton, Na Liberdade da Solidão, tenho pensado nessas palavras: “solidão” e “solitude”. Na minha busca por compreender melhor o que Merton fala encontrei esse pensamento:
“A linguagem criou a palavra solidão para expressar a dor de estar sozinho. E criou a palavra solitude para expressar a glória de estar sozinho.” (Tillich).

     Não terminei a busca por compreensão, mas o que ficou para mim no momento é que: Solitude é a glória de ser só de Deus para melhor estar com as pessoas.

     Vejo que tenho experimentado em muitos momentos a solitude. Momentos em que parece que toda ajuda humana com que contávamos desaparece, e sou “forçada” a confiar somente em Deus e na ajuda que Ele proverá para mim. Às vezes a ajuda vem de onde menos esperamos, mas ela certamente vem. Apesar do medo e ansiedade, nunca fiquei desamparada. Estou aprendendo a viver em solitude...

     O melhor exemplo da vida em solitude é a Virgem Maria. Ela foi obediente em tudo, não se fez maior em nada, a não ser na graça de Deus. Mãe da humildade, sempre disponível para Deus (Lc 1,38). Preciso aprender com a Mãe a graça da humildade, de “fazer sempre o que Jesus disser” (cf.Jo 2,5). O orgulho é a raiz do sofrimento demasiado pelas injustiças sofridas, pelos contratempos que desfaz nossos planos e destrói nossos sonhos, aquilo que tínhamos como certo.

   Senhor, sei que não correspondo inteiramente ao teu plano de amor para mim, mas desejo “fazer com prazer a vossa vontade”. O Senhor me chama à entrega de amor, ao abandono confiante em vossas mãos. Mas vejo como é imperfeito o meu amor e quanto falho na entrega confiante a Vós. Mas apesar de tudo, eu peço, que a minha vida seja cheia dos frutos do Espírito Santo. E que em todas as situações eu possa dizer como Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Aconteça comigo segundo tua palavra! (Lc 1,38). Senhor dá-me a graça da solitude. Que no colo da Virgem Maria eu receba do Espírito Santo a confiança profunda no amor e misericórdia de Deus.

O próprio Senhor dá a felicidade, e nossa terra dá o seu fruto (Sl 85,13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário