E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

sábado, 3 de setembro de 2016

UM CORAÇÃO NOVO

      Eu vos darei um coração novo e porei em vós um espírito novo. Removerei do vosso corpo o coração de pedra e vos darei um coração de carne. Porei em vós o meu espírito e farei com que andeis segundo minhas leis e cuideis de observar os meus preceitos. (Ez 36, 26-27)

      Amados, ao nos criar Deus soprou sobre nós o sopro da vida, o amor, a bondade, a beleza, a misericórdia. Criou-nos para o bem e a felicidade; nos fez semelhantes a Jesus, manso e humilde. Mas o mundo, o pecado, os traumas da vida, o desamor e a indiferença, endureceram nosso coração até ele se tornar de pedra. Um coração de pedra machuca primeiro quem o possui - nos machuca de uma forma dolorosa e profunda. Nos torna arrogantes, egoístas, violentos, grosseiros, corruptos, nos faz querer levar vantagem em tudo, sem amor a Deus e ao próximo. Triste e infeliz é a pessoa que traz no peito um coração de pedra.

    Hoje, o Senhor quer trocar nosso coração de pedra por um coração de carne. A característica do coração de pedra é a indiferença, do coração de carne é o amor. Jesus troca nosso coração para que possamos amar o Pai, no Espírito, como Ele ama. Para que possamos ver as pessoas e o mundo como Ele vê. Para que possamos amar e servir como Ele amou e serviu. Para que possamos amar a Deus e ao próximo como a nós mesmos, e cessemos de fazer o mal e passemos a fazer o bem.

    Para facilitar a compreensão da mudança de coração vamos usar a imagem de um coração de pedra já com muitas trincas e rachaduras. Uma rachadura principal e diversas menores. A rachadura principal são os traumas e pecados que mais nos marcaram na vida. As menores, são as coisas pequenas que não foram cuidadas e cresceram dentro de nós. Jesus aproveita essas rachaduras do coração de pedra, e toca com suas mãos chagadas... derramando um óleo finíssimo e perfumado sobre a pedra... com cuidado Ele vai esfregando para que o óleo penetre profundamente na pedra.

    Amados, a pedra sou eu, é você. Pedra partida, machucada. O óleo é o balsamo do amor que cura, o balsamo do perdão e misericórdia de Deus. É também o dom do Espírito Santo, que cura feridas profundas, nos santifica e faz novas todas as coisas. Transforma nosso coração de pedra num coração de carne. Nos leva da indiferença para o amor.
Senhor, troca o meu coração. Cura profundamente a minha vida. Cura aquelas feridas antigas que estão escondidas debaixo de muitas cascas e endureceram o meu coração e desfiguraram em meu ser mais profundo. Me desviaram do amor, minha vocação primeira. Ó Espírito Santo, Espírito de Amor, toca minha mente e meu coração. Dá-me uma vida nova em Cristo Jesus, para a glória de Deus Pai. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário