RECORDANDO O PASSADO...
Fátima - Portugal |
Amigos, só podemos fazer uma boa viagem de peregrinação se a fizermos seguindo os passos da vida. Assim, cada passo que eu dou reflito sobre os passos que já dei na vida, mas não paro aí, tomo consciência do presente e vou para frente num anseio de mudança de vida, num processo de amadurecimento para me tornar cada vez mais a imagem e semelhança de Jesus Cristo. Começamos a peregrinação por Fátima, Portugal. Sendo nossa primeira parada revi ali o meu passado para colocá-lo na misericórdia de Deus num processo de cura. Lá me veio à lembrança este versículo da Bíblia: “Mas tu guardaste o bom vinho até agora” (Jo 2,10).
Eu me lembro que há muitos anos atrás, num tempo de muito sofrimento, o Senhor me disse que a parte final da minha vida seria melhor que o começo; que Ele estava guardando o melhor vinho para depois. Hoje é o depois. Hoje é o tempo de saborear o melhor vinho. Vejo que a promessa de Jesus se cumpriu. E na igreja da Santíssima Trindade eu experimentei o abraço do Pai. Meu Senhor e meu Deus! Minha alegria, consolo de minha alma.
“De volta, louvava-se e bendizia o Céu, porque ele é bom e eterno o seu amor” (1Mac 4,24).
NO PRESENTE...
Montserrat - Barcelona |
Em Barcelona fomos a Montserrat – montanha belíssima com sua formações rochosas e sua natureza exuberante, tudo nos fala da glória de Deus. No alto existe um belo santuário dedicado a Nossa Senhora de Montserrat, padroeira da Catalunha. O lugar é majestoso, um hino a Deus criador. Aqui trago diante de Deus o meu presente, e por isto a subida me faz refletir: o que eu preciso deixar para subir à montanha de Deus?
E refletindo na minha vida, sinto uma profunda gratidão pelo dom da vida. Este presente que recebi de Deus, que se alegra com a minha vida e me enche de alegria. Senhor, obrigada por este dia maravilhoso! Foram muitas experiências marcantes, preciosas. Obrigada porque na celebração da Eucaristia completou-se as graças de hoje. Eu pude experimentar mais uma vez que sua mão poderosa está sobre nós.
Lourdes - França |
A reflexão sobre o presente continua em Lourdes . A maior experiência vivida em Lourdes foi o cuidado de Deus, Deus cuida. A beleza da procissão das velas onde uma grande multidão de peregrinos de todas as linguas, povos e nações louvavam a Deus. Fiquei pensando que os poderosos do mundo pensam que tem o poder, mas o verdadeiro poder está escondido no povo simples, que ora, crê e espera no Senhor. No final de tudo este povo será o vitorioso, e nem sabemos qual a influência que tem nos destinos do mundo com sua oração e fé. Só vamos ter esse conhecimento no céu.
Minha primeira lembrança relacionada a N. S. de Lourdes é de quando criança ir rezar na gruta em minha cidade natal. Me recordo de ver as imagens da Virgem Maria e de Bernardete, ler a mensagem de conversão escrita na frente da gruta. Eu gostava da paz do ambiente e da possibilidade de ter a mãe de Jesus cuidando de mim: “Eis aí a tua mãe”. Hoje vejo que aquelas simples orações de criança causaram um grande efeito em minha vida. Ouvia contar a história da aparição da Virgem Maria a Bernadete sem jamais imaginar que um dia eu estaria no local dos acontecimentos. Aqui me deparei com uma mensagem que dizia: Bernadete é você. Eu vi que realmente eu era a criança pobre, necessitada do cuidado de Deus, e mesmo quando eu estava longe Ele cuidou e cuida de mim.
RUMO AO FUTURO...
Saindo de Lourdes percebi que nos passos seguintes o Senhor me fazia olhar o futuro. A mensagem que Ele me dava para o futuro começou pelo milagre eucarístico de Avignon: as águas se dividem, passam ao redor de Jesus Eucarístico. Quem crê em Jesus fica no alto, com pé exuto, junto com Ele. Passou por La Salete – onde vejo que a unidade é dom de Deus. Mesmo nos contrários da vida, onde não parecia ser possível, Deus realiza a unidade. E na capela de N. S. das Graças, em Paris, recebi do Senhor a esperança, a força e coragem para continuar a peregrinação da vida. Se aproxima nosso regresso e o Senhor nos prepara para o envio, a missão.
Jardim na casa de S. Terezinha - Lisieux |
Em Lisieux o Senhor me fala através das florzinhas que a santidade acontece na simplicidade das coisas pequenas como aconteceu com S. Terezinha. “Eu vos garanto que se não se converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no reino dos céus” (Mt 18,3).
Em sua maior parte esta foi uma peregrinação aos santuários marianos onde a Virgem Maria é venerada com um titulo dado pelo povo de Deus e confirmado pela Igreja. “Alegra-te cheia de graça, o Senhor está contigo” (Lc 1, 28). Por ser vazia de si o Senhor pode enchê-la plenamente de sua graça. Aos pés da cruz ela recebeu sua missão do próprio Filho: “Vendo a mãe e, perto dela o discípulo a quem amava, Jesus disse: ‘Mulher, aí está o teu filho’. Depois disse para o discípulo: ‘Ai está a tua mãe’. E desde aquela hora o discípulo a tomou sob seus cuidados” (Jo 19,26-27). E desde aquela hora Maria se tornou a mãe dos cristãos, dos discípulos amados de Jesus. A mensagem que Maria nos traz é sermos tão próximos de Deus como ela foi. Termos o coração em Deus como ela teve: “Eis aqui a serva do Senhor. Aconteça comigo segundo tua palavra! “ (Lc 1,38).
Meu Senhor, por favor, me tome pela mão como uma criança e caminhe comigo nesta peregrinação da vida. Dá-me a graça de viver plenamente o que o Senhor tem para mim. Muitas vezes eu não sei porque minha vida toma este caminho e não outro, e tu sabes que muitas vezes sou tarda para compreender. Só te peço que não permitas que eu me afaste de tua vontade. Obrigada, Senhor, pelo seu amor e cuidado para comigo. Abençoe a quem encheu as talhas para que o Senhor transformasse a água no melhor vinho. Abençoe a quem cooperou com o Senhor para a sua manifestação em minha vida. Senhor, meu Pai, ponho em tuas mãos minha vida. Espírito Santo dirija meu ir i vir, num caminho reto em direção a Jesus. Senhor, eu confio que sua mão poderosa está sobre nós nesta viagem da vida. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário