E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

sábado, 1 de fevereiro de 2014

A MAIOR RIQUEZA DA TERRA

“O Senhor Deus tomou o ser humano e o colocou no jardim de Éden, para que o cultivasse e guardasse” (Gn 2,15).

      Eu gosto de ver TV e sempre estou procurando algo bom em meio a todo lixo que existe. Outro dia vi um bom documentário – o nome era: O PREÇO DA TERRA. O objetivo era mostrar os elementos preciosos da Terra e calcular seu valor em dólares. Foram listando esses elementos – petróleo, ouro, diamantes, água, etc… chegando às terras nobres que são os elementos desconhecidos para a maioria de nós, mas sem os quais a vida do homem moderno é impossível. Sem esses elementos da terra nobre não haveria computadores e celulares de última geração e tantos outros aparelhos eletrônicos. Depois somaram tudo e calcularam o valor da Terra – uma quantia imensa com muitos, muitos números.
    
    Mas no final chegaram à conclusão de que essa não é a maior riqueza da Terra. A maior riqueza da Terra não tem preço: é o ser humano. A criatividade humana é que transforma e torna possível o uso de todos os elementos e quando algo se esgota ele inventa uma nova forma de viver.

    O absurdo é que a maior riqueza da Terra é hoje talvez a mais desvalorizada. Para alguns radicais terra boa é onde não tem ser humano! Ao criar o ser humano Deus deu a ele a responsabilidade de cuidar do Jardim (Terra). É bem verdade que por causa do pecado esquecemos esta missão e abusamos da Terra, mas a solução do problema passa pelo ser humano.

     É nossa mente criativa, a capacidade de amar, nos transformar e transformar o mundo à nossa volta que nos difere de toda a criação. Somos imagem e semelhança de Deus. Temos um valor incalculável! Valor que só o Senhor, Autor da vida, pode nos dar. Um dia o ser humano retirou Deus do centro e se colocou no lugar; isto trouxe desordem para toda a criação.

     O Senhor nos chama à conversão, mudar o rumo, mudar a mentalidade, cuidar do ser humano e da Terra. Redescobrir o valor do ser humano e cuidar da vida desde o útero até a morte. Fazer as pazes com Deus, consigo mesmo e os outros, e com a natureza.

      Gosto deste texto do livro de Provérbios que fala da alegria de Deus na criação, e Jesus Cristo como o soberano de todas as coisas – “Tudo foi criado por ele e para ele” (Cl 1,16).

“Quando colocava os céus, ali estava eu. Quando traçava os horizontes sobre o Oceano, quando fixava ao mar seus limites – prescrições que as águas jamais ultrapassam – e lançava os fundamentos da terra, eu estava ao seu lado como mestre-de-obras; entusiasmando-me, dia após dia, brincando todo tempo em sua presença, divertindo-me em seu orbe terrestre, entusiasmando-me pelas criaturas humanas” (Pr 8,27-31).

Senhor, perdoa-nos o desprezo pela vida humana e converta-nos. 
Que haja harmonia em toda a sua criação.
Renova, transforma e converte o ser humano, segundo o teu sonho de amor para nós. 
Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário