E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

DEUS SEMPRE CURA

“Apenas te mandou tomar banho para ficares purificado” (2Rs 5,13).

       Este texto de 2Reis narra a cura da lepra do general sírio Naamã. Como general ele era acostumado a grandes feitos e certamente se rebelava pela  sua condição de doente. Foi à Israel buscar a cura com Eliseu num mixto de esperança e angústia. E como era acostumado a coisas grandes foi buscar a cura com esse espírito, por isso sua bagagem era muito grande: “Ele se pôs a caminho, levando consigo vinte arrobas de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupa” (2R5,5).

       Naamã se pôs a caminho com esperança de ficar curado, mas seu coração precisava ser purificado. Sua grande expectativa o fez ficar decepcionado, furioso mesmo, com o que ele achou ser um descaso - Eliseu nem sequer foi vê-lo pessoalmente -  e com o tratamento proposto para a cura. Antes de curar Naamã da lepra Deus queria curá-lo de sua arrogância. Dar a ele o conhecimento do Deus que nos fez da terra e costuma agir nas coisas simples, no silêncio do coração. Por isso Eliseu o mandou tomar banho no rio Jordão – para tomar banho precisamos ficar nús, sem bagagem, vulneráveis, sem arrogância.

      O Senhor quer ver nossa submissão, nossa obediência a Ele, nas coisas simples. Muitas vezes Ele nos cura quando tomamos nosso leito – nossa realidade e história de vida – e nos pomos a caminho, ou quando repetimos ritos que nos parecem simples demais. Mas, de repente, percebemos que fomos curados. Libertos de um pecado que não conseguiamos deixar de cometer; curados de um trauma, dor emocional, tristeza profunda, depressão... e curados fisicamente de nossas “lepras”. Em Jesus de Nazaré Deus se manifestou a nós simplesmente, como criança e como servo.

      Senhor Jesus, que manifestaste o amor de Deus em nossa pobreza,  fazendo-se igual a nós em tudo, menos no pecado. Tenha misericórdia de nós, doentes, pecadores. Diante do Senhor depositamos toda nossa bagagem, tudo que acumulamos durante a vida e pensamos ser nossas posses. Queremos nos apresentar diante do Senhor nús, dependentes inteiramente da sua compaixão e misericórdia. Cura-nos, Senhor. Trazemos em nós tantas marcas, tantas dores, tantas doenças. Ó Espírito Santo,  água viva, lava-nos. Cura nosso espírito, alma e corpo.  Jesus, regenera o nosso ser, restaura em nós a imagem e semelhança vossa, para a glória de Deus Pai. Amém

Leia a história de Naamã em 2Rs 5,1-19


Nenhum comentário:

Postar um comentário