E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

domingo, 1 de abril de 2012

O CORDEIRO DE DEUS


“Deus providênciará o cordeiro para o holocausto, meu filho” (Gn 22,8).

        Este texto está no contexto da prova de fé que Deus pede a Abraão. Esta prova de fé é o sacrifício do seu filho Isaac - o filho da promessa, o herdeiro ansiosamente esperado - e a fé de Abraão o leva a dar esta resposta: “Deus providênciará...”. Nós somos o Isaac – eu e você somos o filho esperado, mas somos também a ovelha destinada ao matadouro (cf Rm 8,36). Estávamos condenados à morte por causa do pecado. O Maligno, aquele que é homicida e mentiroso (cf. Jo 8,44), o acusador dos nossos irmãos (cf. Ap 12,10), exigia a nossa morte.

      Mas Deus providenciou o Cordeiro para o holocausto. Jesus, o Filho único de Deus é o Cordeiro sem defeito e sem mancha que tira o pecado do mundo. O monte Moriá é a Igreja onde o Cordeiro de Deus se oferece em sacrifício na missa. Quando vamos à missa estamos indo ao monte Moriá para nos oferecer em sacrifício. Mas chegando lá vemos que Deus providênciou o Cordeiro. O Pai entregou o seu Filho, no Espírito, em sacrifício no meu lugar. E quando participo da missa recebo as graças do sacrifício do Cordeiro em meu favor: o perdão dos pecados, a salvação, o dom do Espírito Santo, a reconciliação com Deus e com os irmãos. Ofereço, junto com Jesus, minha vida ao Pai no Espírito, no altar onde o próprio Cristo é sacerdote, altar e vítima. Céus e terra se unem em ação de graças, louvor e adoração.

      O Pai nos entregou o seu Filho, na missa nós o oferecemos ao Pai, fazendo o que Ele mesmo nos ordenou: “...Fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19). Oferecemos ao Pai a única oferenda perfeita: “Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós ó Pai Todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória agora e para sempre. Amém”. Céus e terra se unem no grande amém, pois: “Realizou-se agora a salvação e o poder, o reino de nosso Deus e a autoridade de seu Cristo” (Ap 12,10).

“Como poderei retribuir ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo? Elevarei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor”     (Sl 116,12-13).

Ó Pai, dá-nos um coração agradecido para recebermos o teu Filho, Cordeiro perfeito, imolado por nós;
Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Vinde Espírito Santo encher os nossos corações de louvor e adoração.
Toda honra e toda glória sejam dadas a Vós, Deus de amor, ternura, compaixão e misericórdia.
Assim seja. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário