“Apenas te mandou tomar banho para ficares purificado” (2Rs 5,13).
Este texto de 2Reis narra a cura da lepra do general sírio Naamã. Como general ele era acostumado a grandes feitos e certamente se rebelava pela sua condição de doente. Foi à Israel buscar a cura com Eliseu num mixto de esperança e angústia. E como era acostumado a coisas grandes foi buscar a cura com esse espírito, por isso sua bagagem era muito grande: “Ele se pôs a caminho, levando consigo vinte arrobas de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupa” (2R5,5).
Naamã se pôs a caminho com esperança de ficar curado, mas seu coração precisava ser purificado. Sua grande expectativa o fez ficar decepcionado, furioso mesmo, com o que ele achou ser um descaso - Eliseu nem sequer foi vê-lo pessoalmente - e com o tratamento proposto para a cura. Antes de curar Naamã da lepra Deus queria curá-lo de sua arrogância. Dar a ele o conhecimento do Deus que nos fez da terra e costuma agir nas coisas simples, no silêncio do coração. Por isso Eliseu o mandou tomar banho no rio Jordão – para tomar banho precisamos ficar nús, sem bagagem, vulneráveis, sem arrogância.
O Senhor quer ver nossa submissão, nossa obediência a Ele, nas coisas simples. Muitas vezes Ele nos cura quando tomamos nosso leito – nossa realidade e história de vida – e nos pomos a caminho, ou quando repetimos ritos que nos parecem simples demais. Mas, de repente, percebemos que fomos curados. Libertos de um pecado que não conseguiamos deixar de cometer; curados de um trauma, dor emocional, tristeza profunda, depressão... e curados fisicamente de nossas “lepras”. Em Jesus de Nazaré Deus se manifestou a nós simplesmente, como criança e como servo.
Senhor Jesus, que manifestaste o amor de Deus em nossa pobreza, fazendo-se igual a nós em tudo, menos no pecado. Tenha misericórdia de nós, doentes, pecadores. Diante do Senhor depositamos toda nossa bagagem, tudo que acumulamos durante a vida e pensamos ser nossas posses. Queremos nos apresentar diante do Senhor nús, dependentes inteiramente da sua compaixão e misericórdia. Cura-nos, Senhor. Trazemos em nós tantas marcas, tantas dores, tantas doenças. Ó Espírito Santo, água viva, lava-nos. Cura nosso espírito, alma e corpo. Jesus, regenera o nosso ser, restaura em nós a imagem e semelhança vossa, para a glória de Deus Pai. Amém
Leia a história de Naamã em 2Rs 5,1-19
Nenhum comentário:
Postar um comentário